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Alinhamento de DirecaoDentre os requisitos de segurança para um automóvel, o alinhamento de direção é um dos mais importantes. Por isso, a manutenção preventiva é essencial para evitar o desgaste irregular dos pneus, garantindo maior dirigibilidade, conforto e segurança para o motorista.

O desalinhamento da direção ocorre quando há choque das rodas em guias, buracos, lombadas, obstáculos diversos ou desgaste dos componentes da suspensão. A Big Alinhamento dispõe de alinhamento de direção computadorizado, com equipamento de tecnologia avançada que oferece um serviço seguro e preciso.

1. O que é alinhamento de direção?

É o conjunto de medidas entre eixos e ângulos de inclinação das rodas e que são estabelecidos pelos fabricantes de veículos para cada modelo de automóvel.

2. O que é feito no alinhamento de direção?

Alinhamento ou geometria de direção é o ajuste da posição das rodas na suspensão em determinados ângulos, para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir, evitando que o veiculo puxe a direção para um dos lados, e que haja desgaste irregular ou prematuro dos pneus.

O alinhamento computadorizado consiste no uso de sensores a laser em cada uma das rodas para ajustar o ângulo de medida de cada carro. Os sensores permitem as medições precisas entre os conjuntos de rodas e eixos do veículo, regulando adequadamente as medidas de direção. São regulados todos os ângulos que porventura assim o permitirem, a cada caso, de maneira a manter os parâmetros originais especificados pelos fabricantes.

3. No serviço de alinhamento de direção são observados os seguintes ângulos:

Convergência positiva ou Convergência (ângulo convergente): É o ajuste das rodas direcionadas, "fechando" mais a extremidade dianteira que a traseira. Veículos com tração traseira normalmente utilizam convergência positiva na dianteira (A < B).

Convergência negativa OU Divergência (ângulo divergente): Oposto à convergência. "Fecha" mais a extremidade traseira que a dianteira. Veículo que apresenta divergência ou convergência tende a ter desgaste em forma de "dente de serra" nos pneus e provoca ruídos em curvas em função do atrito dos pneus com o solo. Veículos com tração dianteira, normalmente utilizam a convergência negativa na dianteira (A > B).

As medidas da geometria são específicas para cada carro e são determinados pelo fabricante dos veículos (constam no Manual do veículo/ Banco de Dados dos fornecedores de equipamentos), levando-se em consideração a flexibilidade das peças envolvidas, as quais reagem ao esforço do rolamento ou ao esforço de tração. Esses dados seguidos com rigor e precisão, pelos equipamentos computadorizados da Big Alinhamento.

Caster: É o ângulo longitudinal do Pino Mestre em relação ao plano de apoio do veículo. Ele pode ser positivo, nulo ou negativo. A função do Caster é proporcionar estabilidade direcional ao veículo, pois, através do seu mecanismo, cria um esforço para a manutenção das rodas dianteiras em linha reta bem como o retorno das rodas à posição reta a frente, após a realização de curvas.

Camber: É o ângulo formado pela inclinação da roda em relação ao plano de apoio do veículo, tendo como referência a parte superior da roda. Ele pode ser positivo, nulo ou negativo.

Em um ângulo de Camber excessivo, se pode observar que o raio de giro varia e o contato do pneu com o solo apresenta diferentes diâmetros, dando ao ângulo o formato de cone, justificando a tendência de puxar. Nessa condição, a roda girará em círculo. O diâmetro menor é arrastado, provocando desgaste no ombro externo do pneu.

Desta forma, observamos que um veículo terá sempre a tendência de puxar para o lado de maior ângulo de Camber, e quanto maior for a diferença de diâmetro num pneu, maior será a tendência de puxar.

4. Em que situação deve-se fazer o alinhamento de direção?

a) Sempre que forem trocados componentes da suspensão
b) Sempre que forem trocados os pneus
c) Sempre que os pneus apresentarem desgaste irregular ou prematuro
d) Sempre que o automóvel apresentar instabilidades, tendência a puxar para um dos lados (deriva)
e) Trepidação das rodas dianteiras 
f)  Vibração do carro
g) Volante duro
e) Sempre que ocorrer forte impacto na suspensão, como choque, quedas em buracos ou lombadas

5. Com que freqüência se deve alinhar a direção do veículo?

A cada 7.000 Km, na mesma época adequada ao rodízio dos pneus.


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