O balanceamento de rodas é a compensação feita para equilibrar o conjunto de pneus e rodas com a aplicação de contrapesos de chumbo nos pontos mais leves da roda.
O balanceamento perfeito das rodas exige a utilização de máquinas de altíssima tecnologia. Os equipamentos executam automaticamente o cálculo de desbalanceamento externo e interno da roda (estático e dinâmico), indicando com precisão quantos gramas devem ter o contrapeso e onde deve ser colocados.
Todas as balanceadoras são aferidas periodicamente cumprindo as normas e procedimentos internacionais, determinadas pela ISO 9002.
1. O Que é Balanceamento de Rodas?
Balanceamento é o equilíbrio de massas no conjunto pneu e roda através de contrapesos. A sua função é melhorara a dirigibilidade e otimizar a estabilidade do veículo.
O conjunto roda e pneu nunca conseguirá ter uma distribuição de massa homogênea. Essa heterogeneidade faz com que o centro de massa não coincida com o centro geométrico do conjunto, gerando uma força, indesejável, chamada torque que ocasiona vibração no auto e que o motorista sente no volante, prejudicando não só a suspensão do auto como tornando a direção menos segura.
2. Como é realizado o balanceamento?
Através de máquinas adequadas elas realizam a análise do conjunto roda e pneu, determinando a quantidade de contrapeso e o local adequado ao seu posicionamento, fazendo com que o centro geométrico e o centro de massa coincidam eliminando, assim, o torque consequentemente acabando com a vibração na direção, preservando a suspensão e tornando a direção mais segura.
3. Consequências do desbalanceamento das rodas:
- Vibrações na direção
- Desgaste prematuro dos amortecedores
- Esforço anormal dos componentes da suspensão
- Desgaste irregular dos pneus
- Banda de rodagem do pneu com depressões
- Trepidação das rodas
- Perda de estabilidade e dirigibilidade do veículo.
3. Qual é a época de se fazer o balanceamento?
- As rodas devem ser balanceadas nas seguintes situações:
- Toda vez que se trocar os pneus
- Toda vez que ocorrer reparo no pneu
- Por ocasião do rodízio (a cada 5.000 km), pois a perda de massa do pneu, nessa quilometragem, que oscila entre 1 a 2 mm da banda de rodagem, ocasiona o desequilíbrio do conjunto roda e pneu (desbalanceamento).
- Ao primeiro sinal de vibração no volante
- Quando houver desgaste irregular da banda de rodagem
- Após ter efetuado reparo no pneu.
- Preventivamente a cada 10 mil quilômetros rodados (à medida que o pneu se desgasta, altera-se o peso da roda, exigindo ajuste do contrapeso).
Entre os problemas mais comuns causado pelo desbalanceamento é o desgaste acentuado e irregular em pontos alternados da banda de rodagem dos pneus, a perda de tração e estabilidade, dificuldade de manter o veículo na trajetória e desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção.
4. Consequências do desbalanceamento das rodas:
- Vibrações na direção
- Desgaste prematuro dos amortecedores
- Esforço anormal dos componentes da suspensão
- Desgaste irregular dos pneus
- Banda de rodagem do pneu com depressões
- Trepidação das rodas
- Perda de estabilidade e dirigibilidade do veículo.
Para que seu veículo não saia do balanço você deve ficar por dentro dos dois tipos de balanceamento existentes: o estático e o dinâmico. Podemos dizer que uma roda está estaticamente balanceada quando cada ponto da circunferência da roda tiver o mesmo peso de seu ponto oposto. Também podemos dizer que uma roda está dinamicamente balanceada quando os pontos opostos de cada lado dela tiver o mesmo peso.
Balanceamento Dinâmico
Significa que a roda, além de seu balanceamento estático, deve girar concentricamente a qualquer velocidade, mantendo-se sempre em ângulo reto com seu eixo de rotação.
Balanceamento Estático
Nada mais é do que a distribuição uniforme do peso do conjunto pneu, aro e cubo ao redor de seu eixo, de tal forma que a roda fique em qualquer posição, sem a tendência de girar por si mesma.
Big Alinhamento - Multimarcas de Pneus
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