phone azul bebe (21)2567-3730       (21)2284-8883        (21)99436-3851 whatsapp icon

Sistema de Freios

O sistema de freios é um dos componentes mais importantes de um automóvel, pois muitas colisões e acidentes de trânsito podem ser evitados pelo bom funcionamento desse sistema, por isso ele precisa de atenção constante.

De extrema importância para a segurança do veículo, sistemas de freio possui componentes como disco de freio, tambor de freio, pastilhas de freio e lonas de freio, entre outros.

Todo o sistema de freios trabalha simultaneamente e tem a finalidade de controlar a velocidade e desacelerar o veículo até a sua parada e imobilizá-lo no momento em que estiver estacionado.

Para garantir uma frenagem segura é necessário que os componentes do sistema de frenagem atuem de forma eficiente. Com o uso intenso dos freios, causado pelos esforços e altas temperaturas, o sistema sofre o desgaste natural de seus componentes.

É de extrema importância a substituição dos componentes do sistema de freio quando o veículo apresentar sinais de desgastes e vazamentos, sendo recomendável a sua verificação regularmente.

Além de ser um item de segurança do veículo, o sistema de freios é muito complexo no que se refere a manutenção. Ele é composto de:

Componentes de Fricção  ► Os componentes de fricção são todos aqueles que agem utilizando o atrito entre as partes para efetuar a frenagem

Sistema Hidráulico ► Os componentes hidráulicos potencializam as forças das peças que entraram em atrito ou são utilizados para acionar determinadas peças que farão o freio funcionar.

Peças que compõem o sistema de freio (componentes de fricção):

  • Disco de freio – podem equipar a parte dianteira, ou a dianteira e a traseira.
  • Tambor de freio – utilizados na parte traseira do veículo. Em modelos mais antigos são encontrados também na dianteira.
  • Pastilha de freio – utilizadas em conjunto com os discos.
  • Lonas de freio – utilizadas com os tambores.

Peças que compõem o sistema hidráulico:

  • Cilindro mestre – direciona o fluído de freios para acionar a frenagem de cada roda.
  • Servo de freio – aumenta a força empregada no pedal de freio, que por sua vez irá acionar todo o sistema.
  • Cilindro de roda – aciona o freio traseiro quando este utilizar o sistema de tambores.
  • Pinça de freio – peça onde se encaixa a pastilha de freio, pressionando-a ao disco.

Se ao pisar no freio você notar algum barulho estranho ou sentir que o carro puxa para um dos lados, pode estar na hora de fazer a revisão nos freios. Outro sinal de que eles podem estar precisando de manutenção é se você sentir que a direção ou as rodas estão tremendo ao frear o veículo.

Quando revisar os freios?

  • Quando você ouvir assovios ao frear
  • Quando ocorrerem vazamentos nos cilindros ou mangueiras
  • Se o carro puxar para algum lado quando o freio é acionado
  • Se o pedal de freio pulsar quando for acionado
  • Se o pedal de freio ceder (abaixar) quando mantido acionado
  • Quando for necessário completar o fluido de freio constantemente
  • Quando a luz do painel se acende, acusando algum problema no sistema
  • Quando os freios não apresentarem potência 
FREIO A DISCO:
Funciona por meio da compressão das pastilhas junto ao disco de freio.
frei disco
 

FREIO A TAMBOR:
Funciona por meio da expansão das lonas junto ao tambor de freio. Quando estacionado o veículo, é acionado por meio da alavanca do freio de mão, também conhecido por freio estacionário.

freio tambor

Big Alinhamento - Multimarcas de Pneus
Av. Maracanã 676 - Tijuca - Rio de Janeiro