O sistema de suspensão tem uma função importantíssima no automóvel. É ele que absorve por meio dos seus componentes todas as irregularidades do solo e não permite que trancos e solavancos cheguem até os usuários. Também é responsável pela estabilidade do automóvel.
A finalidade da suspensão é tornar o veículo confortável e seguro. Ela absorve os impactos recebidos pela roda. Como trabalham juntas, a suspensão e a direção precisam estar perfeitamente sincronizadas, ou seja, não deve apresentar folgas ou desgaste excessivo.
Sem as molas e os amortecedores que permitem a movimentação controlado do sistema, o desconforto seria muito grande, principalmente em pisos irregulares. Isso sem falar na vida útil do veículo, que diminuiria muito com os fortes impactos sofridos.
Pela grande quantidade de buracos e irregularidades existentes nas ruas e estradas do país, é imprescindível a manutenção preventiva sistema de suspensão.
Os principais componentes do sistema de suspensão são:
- Molas
- Amortecedores
- Barras estabilizadoras
- Pinos esféricos (pivôs)
- Bandejas de suspensão
Molas e amortecedores trabalham em conjunto. A mola absorve os impactos sofridos pelas rodas e os amortecedores seguram a sua distensão brusca, evitando oscilações no veículo.
Veja as função das principais peças da suspensão e como preservá-las. Por toda a importância e a funcionalidade do sistema de suspensão, é altamente recomendável que sejam feitas as manutenções preventivas de acordo com a indicação do fabricante. É importante também fazer visitas ao mecânico sempre que surgirem estranhos ruídos. E sempre que houver alguma mudança deve ser feito o alinhamento.
Amortecedor
O amortecedor tem sua funcionalidade interligada à mola. É o componente essencial ao sistema de suspensão. Ele atua no sentido de amenizar as irregularidades do solo em conjunto com a mola. Se o seu carro estiver sem estabilidade e com ruídos vindos dessa parte do carro, os amortecedores podem estar gastos. Isso provoca o desgaste prematuro dos outros componentes da suspensão e dos pneus, além de prejudicar a segurança do carro.
Mola
Juntamente ao amortecedor, compõe a principal função de amortecimento dos problemas da pista. Essa mola pode ser do tipo feixe de molas ou helicoidal. Por ser muito flexível, a mola é o componente mais eficiente para filtrar as imperfeições do asfalto. Se o carro apresentar falta de estabilidade e barulho pela suspensão, o problema pode ser o gasto excessivo da mola.
Braço oscilante
Tem a função de servir como apoio para a coluna de suspensão, que é articulável, e o chassi. Atenção à dirigibilidade comprometida acompanhada do barulho na suspensão. As buchas podem estar gastas ou danificadas.
Pivô de suspensão
Auxilia a coluna da suspensão no seu movimento de sobe e desce permitindo, assim, o ângulo de oscilação do braço. O maior indicativo de que estão gastos são ruídos.
Barra estabilizadora
Promove a ligação entre uma coluna de suspensão e a outra. Esse componente é o responsável pela estabilidade do veículo em altas velocidades, em retas e em curvas. Ela é presa à carroceria por buchas de ligação e às colunas por meio de bieletas. O sintoma de falha na funcionalidade desse componente é a falta de estabilidade e o barulho na suspensão.
A regulagem e/ou substituição dos componentes do sistema de suspensão deve ser feito a cada 10 mil quilômetros rodados, quando ocorrer ruídos e folgas no veículo, em fortes impactos ou colisões nas rodas e componentes do sistema, se houver instabilidade ou vibrações ao dirigir e na redução da vida útil dos pneus, causada por deformidades.
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